xoclengue - meaning and definition. What is xoclengue
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is xoclengue - definition

POVO INDÍGENA DO BRASIL
Xoclengue; Xokleng (povo); Aueicoma; Aueicomas; Xokleng; Chocleng

xoclengue         
adj m+f Etnol Relativo aos Xoclengues, tribo indígena caingangue que habitava as matas do rio Ivaí, Paraná
s m+f Indígena dessa tribo.
xoclengue      
s.2g.
-etnol
1 indígena pertencente ao grupo dos xoclengues v s.m.
-ling
2 língua da família lingüística jê, falada por esse grupo n adj.2g.
3 relativo a xoclengue (acp.1 e 2) ou aos xoclengues ª xoclengues s.m.pl.
-etnol
4 grupo indígena que habita Santa Catarina (Áreas Indígenas Ibirama, Posto Velho e Rio dos Pardos); são tb. chamados de botocudos F etnm.br.: Xokleng -sin/var aueicoma

Wikipedia

Xoclengues

Os xoclengues, xokleng, laklãnõ ou botocudos são um grupo indígena brasileiro do grupo Macro-Jê que habita as áreas indígenas Ibirama-La Klãnõ, Postos Velhos, Rios dos Pardos e a comunidade do Quati (Porto União), no estado de Santa Catarina, no Brasil.

Seus vestígios são fortes na cidade de Porto União, através de vestígios arqueológicos, como pedaços de cerâmicas e pedaços de flechas encontradas perto de rios no distrito de Santa Cruz do Timbó. Seus contatos com os primeiros moradores europeus da região estão registrados através de fotos e lendas.

Os Xokleng, como também outros povos originários que habitavam a região, como os Kaigangs e Guaranis, constituíam seus territórios a partir de outras perspectivas, que em nada lembram a configuração dos limites territoriais do Estado Santa Catarina hoje. Os critérios de constituição do seu espaço territorial se davam a partir das relações que cada povo estabelecia com o meio, entre eles e outros povos. O território dos Kaingáng compreendiam as terras altas, desde o interior do estado de São Paulo até o centro norte do estado do Rio Grande do Sul; já o território Xokleng localizava-se na região intermediária, do planalto ao litoral e do Paraná ao Rio Grande do Sul. Evidências arqueológicas indicam que os Kaingáng e Xokleng teriam ocupado primeiro o estado com posterior ocupação Guarani.

Vários subgrupos xoclengues foram exterminados no processo de ocupação europeia do vale do rio Itajaí, mas os xoclengues lutaram pela sua sobrevivência. Segundo a Fundação Nacional de Saúde, em 2010 existiam cerca de 2.020 índios desse grupo.